segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Presidente ou Presidenta


Parece ser um tempo de renovação no Brasil, primeiro o Lula chega à Presidência da República e o PT deixa de ser oposição para ser governo. Agora, Dilma, a primeira mulher presidente sobe ao poder e.. espera, presidente? ou presidenta. Essa polêmica parece ter se agravado quando a Dilma escolheu a expressão presidenta para se referir a ela.

Especialista garantem que as duas expressões estão corretas e eu até acredito nisso. Entendo que o espírito feminista tenha tomado conta da Presidente e de grande parte da população brasileira mas adotar presidenta é levar um cargo de imenso poder para um lado muito pessoal.

Dilma não deixa de ser uma presidenta, é verdade, mas quando se dirige ao povo brasileiro não ouvimos o gênero, ouvimos o cargo, o posto,o título e o posto é: Presidente da República Federativa do Brasil.

Quando Dilma fala aos brasileiros não é a mulher que fala, não é a petista, é o Presidente da República que fala ou no máximo, a Presidente se quisermos usar o gênero.

Podem dizer: Mas Dilma é uma mulher e não é justo que abdique de seu gênero pra assumir esse cargo. Meninos, o cargo de Presidente não é justo, ele é duro e desgastaste pois o Brasil não para, o Brasil não dorme e a política não perdoa erros, mas é claro que os Presidentes da República erram, são todos humanos (mesmo que alguns não pareçam). Um Presidente da República é um humano com o trabalho de um semideus e por isso nunca conseguem fazer tudo o que realmente pretendiam fazer mas não é por isso que vou aliviar pra Dilma. Ninguém a obrigou a assumir esse cargo, não é como um imperador que é predestinado a uma regência, um Presidente fez uma escolha.

É verdade que discutir se o Presidente adota ou não o gênero é um pouco de exagero e futilidade mas gostaria que Dilma firmasse um compromisso com o cargo e não com seus interesses pessoais. Dilma não teve meu voto mas desejo sorte à Presidente até pq agora é tarde pra reclamar, temos que torcer pra dar certo.

Acho que a Presidente começou bem o ano mostrando interesse em governar com todos. Um Presidente não deve ter gênero e nem partido. É claro que não sou ingênuo e acreditar que o governo atual não terá favoritismos e articulações políticas, isso faz parte da natureza humana mas espero que seja, no geral, um bom governo.


O que a gramática diz?

Presidente é um substantivo uniforme, ou seja apresenta uma única forma para os dois gêneros e pesquisando um pouco mais descobrimos que presidenta é como era chamada a esposa do presidente mas em algum momento da nossa história a palavra presidenta passou a ser aceita como a mulher que preside e hoje encontra-se nos dicionários com essa designação. Pessoalmente eu acredito que esse é um daqueles casos em que alguém cometeu um erro e esse erro foi apoiado pela ignorância da massa até que o erro se tornou uma regra aceita.

Por fim, Presidente e Presidenta são expressões que podem ser usadas mas usar Presidente sugere um compromisso maior com nosso país embora não existam regras, são políticos.

5 comentários:

  1. ei, po, isso tá muito parcialista, eu acho que tu tem que dizer que tu odeia a Dilma e votou no Serra, e esse post é pra encher o saco de quem votou nela.

    ainda bem q eu paguei multa. =P

    saudades, louco.

    ResponderExcluir
  2. Posições políticas de lado, eu até já comentei em outra postagem sobre o caso de presidente ser "comum de dois gêneros", e talvez até tenha o feito de uma maneira tanto ríspida.

    O fato é que ambos cabem para designar, a Presidenta, entretanto, expôs de maneira pública sua vontade de ser chamada pelo feminino.

    Entendo que isso vá além da questão política, há um machismo imbuído na sociedade brasileira, de forma que usar o termo no feminino contribua para vincular a imagem da mulher presidente ao aspecto feminino, e quem sabe, contribuir para que se tenha uma melhor igualdade entre os gêneros.

    Mas é claro, é um entendimento meu e bem pessoal.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado. Ainda bem que vc me lembrou!! Eu esqueço as vezes... mal da vaca louca.

    ResponderExcluir