Especialista garantem que as duas expressões estão corretas e eu até acredito nisso. Entendo que o espírito feminista tenha tomado conta da Presidente e de grande parte da população brasileira mas adotar presidenta é levar um cargo de imenso poder para um lado muito pessoal.
Dilma não deixa de ser uma presidenta, é verdade, mas quando se dirige ao povo brasileiro não ouvimos o gênero, ouvimos o cargo, o posto,o título e o posto é: Presidente da República Federativa do Brasil.
Quando Dilma fala aos brasileiros não é a mulher que fala, não é a petista, é o Presidente da República que fala ou no máximo, a Presidente se quisermos usar o gênero.
Podem dizer: Mas Dilma é uma mulher e não é justo que abdique de seu gênero pra assumir esse cargo. Meninos, o cargo de Presidente não é justo, ele é duro e desgastaste pois o Brasil não para, o Brasil não dorme e a política não perdoa erros, mas é claro que os Presidentes da República erram, são todos humanos (mesmo que alguns não pareçam). Um Presidente da República é um humano com o trabalho de um semideus e por isso nunca conseguem fazer tudo o que realmente pretendiam fazer mas não é por isso que vou aliviar pra Dilma. Ninguém a obrigou a assumir esse cargo, não é como um imperador que é predestinado a uma regência, um Presidente fez uma escolha.
É verdade que discutir se o Presidente adota ou não o gênero é um pouco de exagero e futilidade mas gostaria que Dilma firmasse um compromisso com o cargo e não com seus interesses pessoais. Dilma não teve meu voto mas desejo sorte à Presidente até pq agora é tarde pra reclamar, temos que torcer pra dar certo.
Acho que a Presidente começou bem o ano mostrando interesse em governar com todos. Um Presidente não deve ter gênero e nem partido. É claro que não sou ingênuo e acreditar que o governo atual não terá favoritismos e articulações políticas, isso faz parte da natureza humana mas espero que seja, no geral, um bom governo.
O que a gramática diz?
Presidente é um substantivo uniforme, ou seja apresenta uma única forma para os dois gêneros e pesquisando um pouco mais descobrimos que presidenta é como era chamada a esposa do presidente mas em algum momento da nossa história a palavra presidenta passou a ser aceita como a mulher que preside e hoje encontra-se nos dicionários com essa designação. Pessoalmente eu acredito que esse é um daqueles casos em que alguém cometeu um erro e esse erro foi apoiado pela ignorância da massa até que o erro se tornou uma regra aceita.
Por fim, Presidente e Presidenta são expressões que podem ser usadas mas usar Presidente sugere um compromisso maior com nosso país embora não existam regras, são políticos.
ei, po, isso tá muito parcialista, eu acho que tu tem que dizer que tu odeia a Dilma e votou no Serra, e esse post é pra encher o saco de quem votou nela.
ResponderExcluirainda bem q eu paguei multa. =P
saudades, louco.
kkkkkkkkk é +/- isso.
ResponderExcluirPosições políticas de lado, eu até já comentei em outra postagem sobre o caso de presidente ser "comum de dois gêneros", e talvez até tenha o feito de uma maneira tanto ríspida.
ResponderExcluirO fato é que ambos cabem para designar, a Presidenta, entretanto, expôs de maneira pública sua vontade de ser chamada pelo feminino.
Entendo que isso vá além da questão política, há um machismo imbuído na sociedade brasileira, de forma que usar o termo no feminino contribua para vincular a imagem da mulher presidente ao aspecto feminino, e quem sabe, contribuir para que se tenha uma melhor igualdade entre os gêneros.
Mas é claro, é um entendimento meu e bem pessoal.
vão cagar!
ResponderExcluirObrigado. Ainda bem que vc me lembrou!! Eu esqueço as vezes... mal da vaca louca.
ResponderExcluir