sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

As 7 Pragas de New York

Enquanto Londres tem uma série de pragas místicas, New York faz mais o estilo Lei de Murphy Mode: On. Se o apocalipse fosse um evento isolado e com abrangência local certamente esse "local" seria Manhattan. Se 5 cidades do mundo forem destruídas, uma das cinco certamente será Londres (para quem não leu As 7 Pragas de Londres clic aqui) mas se apenas uma cidade do mundo for totalmente varrida do mapa, essa cidade será New York.



O interessante é que o alarde em destruir Londres é compreensivo já que a cidade é o centro do governo do Reino Unido já New York é o centro financeiro dos Estados Unidos o que mostra claramente que o norte-americano está muito mais preocupado com Wall Street que com a Casa Branca.

As Pragas de New York

1) Os novos titãs
Não estou falando de um grupo teen de heróis mas de bestas titânicas que insistem em brincar de lego em New York, tudo bem, King Kong (King Kong - 1933) foi levado para a cidade mas em compensação Godzilla (Godzilla - 1998) atravessou o mundo para destruir Manhattan (isso é que eu chamo de determinação), já a criatura de Cloverfield (Cloverfield - 2008) não se sabe de onde veio ou os motivos de ter atacado a cidade, ela simplesmente apareceu na Terra da Liberdade e deu muito trabalho para os militares que sem Bruce Willis, Super Homem, Jack Bauer ou Harrison Ford para salvarem a cidade, foram massacrados pela criatura.




2) Crime organizado e gangues.
Não estou falando da bolsa de valores ou do Gekko (Wall Street - 1987) e apesar de Al Capone gostar mais de Chicago é Nova York que abriga o maior mafioso de todos os tempos: Don Vito Andolini, também conhecido como Vito Corleone (The Godfather - 1972) e em contraponto ao crime organizado temos a anarquia das gangues em Gangues de Nova York (Gangs of New York - 2002). "Há muitos bairros em Nova York que eu não tentaria invadir." - Rick Blaine (Humphrey Bogart em Casablanca). E se isso não bastar, vc ainda pode dar de cara com Niko Bellic (GTA IV) atirando em policiais e atropelando pedestres.




3) Ataque de mortos-vivos
Uma epidemia de vampiros que parece ter se iniciado em Manhattan devasta o mundo a ponto de ter ficado um único homem em toda cidade de New York (e talvez no mundo). Esse é o quadro mostrado em Eu Sou A Lenda (I Am Legend - 2007) embora o filme não deixe explícito que são vampiros, o livro é bem mais claro. Como se não bastasse o ataque de vampiros, um morto-vivo muito mais perigoso assombra essa cidade em uma das únicas vezes que deixa Cristal Lake, Jason Voorhees encontra na Cidade da Liberdade um acolhedor berço de sangue como mostrado em Sexta-Feira 13 - Parte 8 - Jason Ataca Nova York (Friday the 13th - Part VIII - Jason Takes Manhattan - 1989)




4) Os Fantasmas se Divertem
No filme Os Caça Fantasmas (Ghostbusters - 1984), atividades fantasmagóricas se manifestam em Manhattan assustando seus habitantes e até um monstro gigante de marshmallow aparece no final do filme, destruindo prédios, ruas e carros o que pode ser um problema, a menos que você tenha um copo gigante de café.




5) Grandes Mentes Criminosas
Toda grande cidade do mundo tem perigosos criminosos mas só em New York você vai encontrar figuras como Duende Verde e o Lex Luthor voando pelos céus da cidade. Mesmo no nome das cidades não aparecendo nos filmes, todo mundo sabe que as cidades dos filmes Homem Aranha (Spider-Man - 2002) e Superman O Retorno (Superman Returns - 2006) é Nova Iorque.




6) Bombas
Como se não bastasse o exército de criaturas sobrenaturais que almejam o título de Castigadoras de New York, essa pitoresca cidade enfrenta um problema bem real e contemporâneo: Bombas e terrorismo. Explodir embaixadas é para os fracos, em New York você não está seguro nem na sede do FBI como mostrado no filme Nova York Sitiada (The Siege - 1998) e Duro de Matar - A Vingança - (Die Hard With a Vengeance - 1995) onde a cidade é alvo de terrorista espirituoso.




7) ET, Manhattan, Minha Casa.
Essa é uma cidade que parece ter um discoporto. Tudo bem que no filme Independence Day (1996) muitas cidades no mundo são atacadas por extraterrestres mas no filme O Dia Que a Terra Parou (The Day the Earth Stood Still - 1951) os extraterrestres aterrissam no meio do Central Park eternizando a frase "me levem ao seu líder" Um pouco mais discretos são os ETs de O Grande Dave (Meet Dave - 2008) que apenas fazem um passeio turístico pela cidade de liberdade. Contando com um kryptoniano já citado, parece que New York é realmente uma cidade de todas as raças, credos, etnias e espécies da terra e de fora dela. 





Menção Honrosa para Woody Allen e suas mais diversas situações inusitadas tendo New York como palco.

É por essas e por outras que, assim como Londres, estou cortando New York do meu roteiro de férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário