terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Papo Sóbrio: Fim de Ano



“Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
.
Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui pra adiante vai ser diferente…"


Brilhantemente descrita nessa poesia de Drummond a industrialização da esperança, eu sei, é uma poesia clichê para os blogs que se ocupam em questionar a importância que damos ao Ano Novo.

Na verdade a idéia não é nova, o homem precisa de esperança para sobreviver e cria ferramentas para tornar a vida de suportável. Uma crença religiosa, um destino, um novo dia, a possibilidade de recomeçar, corrigir os erros. No fim, uma oportunidade de reflexão, penso eu.

Me perguntei muito se eu seria a pessoa mais indicada para escrever sobre a passagem de ano e esperança, a própria idéia do post não foi minha, foi sugerida por Lais Borges, uma artista plástica, jornalista, publicitária, poetiza e sabe-se lá quantas coisas mais convergem à essa menina de 29 anos mas decidi tentar expor meu ponto de vista pedindo a Deus que isso não cause suicídio em massa dos leitores.

Pessoalmente gosto do ano novo, é uma data que as pessoas experimentam uma fuga da realidade e agem mais como deveriam ser do que como realmente são. Não acho que seja exatamente uma data de hipocrisia mas uma data de esperança, o problema é que essa esperança normalmente tem mais a ver com como você gostaria de ser nesse novo ano que propriamente como você gostaria que o novo ano fosse.

Diferente dos outros animais, o homem, tem a oportunidade de ser ético, moral e equilibrado mas isso exige um esforço inesperado já que essas virtudes não são inerentes aos animais e sim um conjunto de regras e disciplinas criadas pelo homem para se sentir superior aos seus irmãos primatas.

Como todo esforço, essa necessidade de ser superior se desgasta e aos poucos o homem vai se tornando o que de fato é: um animal. Mas não hoje, não com o ano novo. O ano novo permite a reflexão e renovação de nossos votos de humanidade. Me arrisco a dizer que sem a esperança gerada no ano que inicia, a raça humana, voltaria a idade do bronze em poucas décadas.

O ano novo, não é uma data que as pessoas mentem para os outros, é uma data que as pessoas mentem para si e por essa ótica, não vejo como hipocrisia, vejo com um desejo, esperança e fé. Aquela pessoa que passou o ano todo falando mal de você não está tentando fazer as pazes para enganar você, está tentando fazer as pazes pra se enganar.

Por fim, o problema do ano novo não é a pessoa que você se torna durante esses poucos dias que margeiam a virada do ano, é a pessoa que você volta a ser quando se dá conta da realidade em que se vive e da sua incompetência em melhora-la.

Agora, deixem essa arma ai, desfaçam esse nó e guardem esse veneno pois de todos os sonhos da humanidade o de ano novo é o melhor. O que normalmente as pessoas não entendem é que você não pode melhorar o mundo sem melhorar você. Um mundo melhor começa com pessoas melhores e essa reflexão, normalmente não nasce quando você lê Karl Marx ou Gandhi, não nasce quando você se filia a um grupo de direitos humanos ou dos animais, não nasce quando você decide lutar pela igualdade social. A possibilidade de se tornar uma pessoa melhor e consequentemente melhorar o mundo nasce quando você reflete sobre quem você é e quem você gostaria de ser.

Um ótimo 2014 para todos, aproveitem para refletir sobre a vida e tenham força para fazer do resultado dessa reflexão uma realidade e como dizem nos Alcóolicos Anônimos, não tente se tornar uma pessoa boa, ética, moral e equilibrada, isso é muito difícil. Tente apenas ser bom, ético, moral e equilibrado em 2014. Um ano de cada vez.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

As 7 Pragas de New York

Enquanto Londres tem uma série de pragas místicas, New York faz mais o estilo Lei de Murphy Mode: On. Se o apocalipse fosse um evento isolado e com abrangência local certamente esse "local" seria Manhattan. Se 5 cidades do mundo forem destruídas, uma das cinco certamente será Londres (para quem não leu As 7 Pragas de Londres clic aqui) mas se apenas uma cidade do mundo for totalmente varrida do mapa, essa cidade será New York.



O interessante é que o alarde em destruir Londres é compreensivo já que a cidade é o centro do governo do Reino Unido já New York é o centro financeiro dos Estados Unidos o que mostra claramente que o norte-americano está muito mais preocupado com Wall Street que com a Casa Branca.

As Pragas de New York

1) Os novos titãs
Não estou falando de um grupo teen de heróis mas de bestas titânicas que insistem em brincar de lego em New York, tudo bem, King Kong (King Kong - 1933) foi levado para a cidade mas em compensação Godzilla (Godzilla - 1998) atravessou o mundo para destruir Manhattan (isso é que eu chamo de determinação), já a criatura de Cloverfield (Cloverfield - 2008) não se sabe de onde veio ou os motivos de ter atacado a cidade, ela simplesmente apareceu na Terra da Liberdade e deu muito trabalho para os militares que sem Bruce Willis, Super Homem, Jack Bauer ou Harrison Ford para salvarem a cidade, foram massacrados pela criatura.




2) Crime organizado e gangues.
Não estou falando da bolsa de valores ou do Gekko (Wall Street - 1987) e apesar de Al Capone gostar mais de Chicago é Nova York que abriga o maior mafioso de todos os tempos: Don Vito Andolini, também conhecido como Vito Corleone (The Godfather - 1972) e em contraponto ao crime organizado temos a anarquia das gangues em Gangues de Nova York (Gangs of New York - 2002). "Há muitos bairros em Nova York que eu não tentaria invadir." - Rick Blaine (Humphrey Bogart em Casablanca). E se isso não bastar, vc ainda pode dar de cara com Niko Bellic (GTA IV) atirando em policiais e atropelando pedestres.




3) Ataque de mortos-vivos
Uma epidemia de vampiros que parece ter se iniciado em Manhattan devasta o mundo a ponto de ter ficado um único homem em toda cidade de New York (e talvez no mundo). Esse é o quadro mostrado em Eu Sou A Lenda (I Am Legend - 2007) embora o filme não deixe explícito que são vampiros, o livro é bem mais claro. Como se não bastasse o ataque de vampiros, um morto-vivo muito mais perigoso assombra essa cidade em uma das únicas vezes que deixa Cristal Lake, Jason Voorhees encontra na Cidade da Liberdade um acolhedor berço de sangue como mostrado em Sexta-Feira 13 - Parte 8 - Jason Ataca Nova York (Friday the 13th - Part VIII - Jason Takes Manhattan - 1989)




4) Os Fantasmas se Divertem
No filme Os Caça Fantasmas (Ghostbusters - 1984), atividades fantasmagóricas se manifestam em Manhattan assustando seus habitantes e até um monstro gigante de marshmallow aparece no final do filme, destruindo prédios, ruas e carros o que pode ser um problema, a menos que você tenha um copo gigante de café.




5) Grandes Mentes Criminosas
Toda grande cidade do mundo tem perigosos criminosos mas só em New York você vai encontrar figuras como Duende Verde e o Lex Luthor voando pelos céus da cidade. Mesmo no nome das cidades não aparecendo nos filmes, todo mundo sabe que as cidades dos filmes Homem Aranha (Spider-Man - 2002) e Superman O Retorno (Superman Returns - 2006) é Nova Iorque.




6) Bombas
Como se não bastasse o exército de criaturas sobrenaturais que almejam o título de Castigadoras de New York, essa pitoresca cidade enfrenta um problema bem real e contemporâneo: Bombas e terrorismo. Explodir embaixadas é para os fracos, em New York você não está seguro nem na sede do FBI como mostrado no filme Nova York Sitiada (The Siege - 1998) e Duro de Matar - A Vingança - (Die Hard With a Vengeance - 1995) onde a cidade é alvo de terrorista espirituoso.




7) ET, Manhattan, Minha Casa.
Essa é uma cidade que parece ter um discoporto. Tudo bem que no filme Independence Day (1996) muitas cidades no mundo são atacadas por extraterrestres mas no filme O Dia Que a Terra Parou (The Day the Earth Stood Still - 1951) os extraterrestres aterrissam no meio do Central Park eternizando a frase "me levem ao seu líder" Um pouco mais discretos são os ETs de O Grande Dave (Meet Dave - 2008) que apenas fazem um passeio turístico pela cidade de liberdade. Contando com um kryptoniano já citado, parece que New York é realmente uma cidade de todas as raças, credos, etnias e espécies da terra e de fora dela. 





Menção Honrosa para Woody Allen e suas mais diversas situações inusitadas tendo New York como palco.

É por essas e por outras que, assim como Londres, estou cortando New York do meu roteiro de férias.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Dicas: O Que o GTA te Ensina de Bom.


Para quem acredita que o GTA é um jogo totalmente sem ética, violento, degradante, imoral, ilegal e engorda, ai vai uma lista com 10 dicas de coisas que o GTA arrebenta com os jogos mais fofinhos do seu console.

Com o lançamento do GTA V e toda atenção que esse jogo atraiu nas ultimas semanas, considerei uma questão de honra corrigir uma das maiores injustiças já cometidas com um jogo em todos os tempos e resgatar a franquia do GTA do poço de decadência que ele foi atirado.

Da próxima vez que alguém vier reclamar do GTA, é bom ter em mãos tudo que você pode aprender com esse inigualável jogo.



1) Ecologia
Diferente de jogos como Mário onde você mata tartarugas, no GTA você aprende a respeitar a natureza, não importa em que carro você está ou o diâmetro do tronco da árvore, nunca, nunca bata em uma árvore. Se possível, desvie para postes de ferro que trarão menor dano ao seu veículo.

2) Romance e Cavalheirismo
Não importa se você está ocupado atirando em pessoas ou destruindo o patrimônio público, se sua namorada ligou, atenda e vá correndo ao encontro dela. Não a deixe esperando e nem permita que ela seja atropelada ou leve um tiro durante o seu encontro. Isso não é legal.

3) Ética
No mundo em que vivemos hoje, onde você pode roubar recursos dos seus aliados como no Age Of Empires parece não haver mais espaço para a ética mas não no GTA. Nunca atire no cara que te vende armas, além de não conseguir levar as armas você ainda ficará um longo tempo sem poder comprar nada dele.

4) Justiça
Todo mundo é inocente até que se prove o contrário. É inacreditável essa campanha do governo Brasileiro pelo desarmamento. No GTA, você pode andar com lança mísseis pela rua, você irá assustar algumas pessoas mais impressionadas mas a polícia só te abordará se você usa-lo em algum lugar.




5) Amizade
Diferente do Mortal Kombat e do Street Fighter que você luta e até mata amigos e aliados, o GTA te ensina que ajudar os amigos faz bem e se um amigo te liga, é recomendável que você de atenção a ele pois como diz o ditado "o mato cresce em caminhos pouco percorridos"

6) Segurança no Trânsito
Definitivamente, motos são os meios de transporte mais perigosos que você pode roubar, quero dizer, comprar e cintos de segurança são realmente importantes. Definitivamente, se beber, não dirija.




7) Consciência Social
Sempre que possível, ajude a polícia a pegar bandidos mais perigosos que você mesmo que você tenha que roubar um carro da polícia para isso mas não se preocupe, os fins justificam os meios.

8) Realidade
Não importa o que você aprendeu com outros jogos, o GTA te ensina que granadas, são realmente perigosas, coletes a prova de bala só te protegem de tiros e nunca de pancadas e o seu carro não tem pneu indestrutível.

9) Respeito e Humildade
Se você cometeu alguma infração e está sendo perseguido pela polícia, evite atirar em policiais, a sua situação só piora quando você mata agentes da lei. Tente se esconder e esperar eles esquecerem de você.

10) Socialização
Por fim e não menos importante, para as mães que se preocupam com o tempo que os filhos passam em frente a TV, não há melhor lugar que o GTA pra aprender que sair é mais divertido que ver TV em casa.

Esperamos ter ajudado a tranquilizar os corações aflitos de pais que assistem estarrecidos aos filhos se deleitarem com esse que é sem dúvida um dos melhores jogos já criado em todos os tempos.