quinta-feira, 17 de março de 2011

Papo Sóbrio: Portugal


Sempre achei injusto os sentimentos que muitos brasileiros tem (ou que não tem) sobre Portugal, não vou comentar as piadas pois o humor precisa ser livre e um bom brasileiro faz piada de tudo. Fazemos piada do nosso governo, dos nossos times de futebol, das cidades e estados que compõem o nosso Brasil e até das catástrofes no Japão (piadas de humor duvidoso, é verdade mas ainda assim, humor) e não haveria motivo para não fazer piadas sobre Portugal.

O problema não são as piadas, na minha opinião, o problema é a falta de importância que muitos brasileiros dão às terras portuguesas.

Pra mim, todo brasileiro que tenha condições de viajar deve conhecer Brasília, não digo que aquele ribeirinho que não consegue nem chegar até a Capital do Amazonas deve largar tudo e se meter em uma odisséia até a Capital do Brasil, mas os brasileiros que todos os anos viajam para o Rio de Janeiro, São Paulo ou alguma cidade do Nordeste do Brasil e nunca foram a capital de seu pais devem, ao menos uma vez na vida pisar em solo Federal. Não honramos o homem (ou a mulher), honramos o cargo e a nação.

Todo brasileiro, descendente de portugueses, que tenha condição de conhecer a Europa, deve visitar Portugal. Conheço descendentes de italianos e descendentes de japoneses que admiram as terras de seus avós mas nós, com sangue lusitano, nutrimos tão pouca admiração por Portugal.

Certa vez, conversando com uma portuguesa, notei que eu tinha muito mais dificuldade em entende-la que ela de me entender. Em Portugal, há novelas, filmes, séries, peças e livros brasileiros de modo que os portugueses estão acostumados ao nosso sotaque e nós, temos tão pouca informação sobre Portugal que mesmo falando em português temos dificuldade em entende-los.

Eu não digo que não se deva conhecer a Itália, a França ou a Grécia, muito pelo contrário, esses países fazem parte da história da civilização ocidental e se possível todas pessoas do ocidente devem conhecer mas não há motivo para conhecer a Toscana e não conhecer Alentejo ou para conhecer a Grécia e o Hawaii e não conhecer os Açores e a Ilha da Madeira.

Temos mais de Portugal que o idioma, a culinária e o DNA. Será que a implicância Brasil vs. Argentina não tem uma gota dos conflitos Portugal vs. Espanha? Será que o famoso "jeitinho brasileiro" não foi muito bem representado quando Portugal mudou a corte inteira e a administração política para o Brasil, ao perceber que não poderiam deter Napoleão?


É preciso valorizar mais o nosso Brasil e valorizar mais a nossa história. Todo brasileiro, se possível, deve saber o Hino Nacional, reconhecer e conhecer os Símbolos Nacionais, conhecer sua história e sua origem (seja ela em Portugal, África, Itália, Polônia, Holanda, Espanha ou Japão).

O Brasil nunca será o pais do futuro, como diziam nossos pais, se não conseguimos nos reconciliar com nosso passado. É preciso superar a mágoa subconsciente que temos dos colonizadores e estender a mão para nossa história.

3 comentários:

  1. Outra coisa que sempre comento sobre Portugal que poucas pessoas reconhecem é que só conhecemos o nosso país, com esta dimensão atual, graças aos governantes portugueses, que mantiveram a união do Império com mãos de ferro. Se não fosse por eles, provavelmente as províncias se tornariam um monte de "republiquetas", tal como ocorreu com as ex-colônias espanholas.

    ResponderExcluir
  2. Já passei por isso de conversar com uma portuguesa e notar que ela me entendia com mais facilidade que eu a ela. Mas não sou patriota nem nacionalista e assim prefiro não fazer maiores comentários.

    Tenho gostado bastante do blog, e o texto está bem redigido.

    ResponderExcluir
  3. Eu nao quero ir pra portugal, eu gosto de portugal, sobre tudo OS PORTUGUESES, bom mesmo deve ser o vinho do porto.

    Eu percebi que a onda das piadas portuguesas, é o seu Manoel, o seu Joaquim e a dona Maria... pq se mudar isso o portugues fica inteligente.

    Tem vinho do porto ai pra agnt beber?

    ResponderExcluir