sábado, 5 de fevereiro de 2011

As Sete Virtudes NERD

Classificar os nerds em tipos distintos é tentar simplificar uma coisa tão complexa quanto determinar a família do Hidrogênio ou a posição exata e velocidade de um elétron específico. Acredito que um nerd é uma criatura (humana ou não) que apresenta um conjunto de virtudes específica em maior ou menor grau mas de quantificação relevante.

Classificar um nerd como geek ou como gamer é como classificar uma pessoa apenas como preguiçosa ou gulosa, embora um ou outro pecado capital possa ser mais acentuado em nossa personalidade o mais provável é que tenhamos um pouco de cada um dos pecados e assim é um nerd.

Geek é um nerd tecnológico mas nada o impede de ser fã de quadrinhos ou de gostar de Mário (pra quem perguntou: - Que Mário? É um game do século passado que em nada representa o que temos hoje como tecnologia de ponta).

Existem diversos tipos de nerd, o ilustrador Scott Johnson fez uma série de desenhos chamados The 56 Geeks Project que apresenta (como o nome já diz) 56 tipos de geeks (nerds para alguns). Há quem diga que nerds são ultrapassados e que agora o que existem são geeks. Outros estudiosos (nerds) dizem quem geeks são um tipo de nerd.

Para tentar definir esse empasse e com a humildade que só um nerd teria eu reuni sete características que chamei de Sete Virtudes Nerd e que acabam englobando todo tipo de nerd existente. Como costuma ser, na ciência, esse estudo não é absoluto ou definitivo mas apenas uma tentativa de entender melhor o funcionamento desse universo.




As Virtudes NERDs


1) Geek (Desbravadores)
Foco: Tecnologia - Comportamento: Sociável - Ambiente: High-Tech
Apaixonado por tecnologia, alguns até sabem um pouco de programação mas o interesse desse tipo de nerd é a parte funcional dos equipamentos. Fanáticos pela Apple e seus derivados, estão sempre com os últimos tipos de celular, smartphone, pen drive, equipamentos touch screen, 3D e outros gadgets (físicos e virtuais) que deixariam o Batman e o James Bond com inveja. Quase sempre vivem em grupos convivendo com outros Geeks ou até mesmo outros grupos nerds embora muitas vezes os Geeks sejam chamados de pseudo-nerds pois são populares e bem relacionados frequentando festas e baladas. São mais adeptos de revistas e blogs e estão sempre em busca de lançamentos que envolvam tecnologia de ponta.


2) Hacker (Piratas)
Foco: Tecnologia - Comportamento: Antissocial - Ambiente: Firewall
Diferente do Geek, o Hacker não se contenta em apenas possuir e usar os equipamentos eletrônicos mas ele não sossega em quanto não desmonta, modifica e remonta tudo que encontra. Os novatos são adeptos do Linux (e sistemas operacionais derivados) mas os mestres vivem no mundo virtual muito além desses sistemas e estão para os sistemas operacionais tal que o Neo está para a Matrix. Conhecem um pouco de eletrônica e muito de programação. Existem os que perdem toda noção de legalidade e são chamados de Cracker. Não é incomum os Hackers e os Crackers travam embates virtuais.
Os Hackers preferem ficar em casa e evitam encontros físicos com outros Hackers mas estão sempre on-line e se encontram facilmente no cyberespaço. Pode-se encontrar entre os livros favoritos desse grupo livros sobre programação, linguagem e eletrônica mas a maioria prefere e-books.


3) Gamers (Combatentes)
Foco: Jogos - Comportamento: Altamente Sociável - Ambiente: Gameroom
Muitas vezes confundido com o Geek o Gamer quase sempre vive no mesmo ambiente do Geek com a diferença que o Gamer só se importa com a tecnologia de jogos, novos recursos e plataformas. Normalmente o Gamer é super sociável e até depende de outras pessoas sejam como aliados ou inimigos afinal, o maior prazer um jogador é vencer um adversário. Embora esteja em evidência o Gamer de plataformas, um bom Gamer joga qualquer coisa, jogos de tabuleiro, cartas, RPG, jogos de celular e qualquer competição (não física) que você possa imaginar. Os Gamers quase sempre tem hábitos noturnos já que os jogos on-line ou de mesa são tradicionalmente a noite, por comodidade ou motivos técnicos. São subdivisões do Gamer: o Card - Jogos de carta como poker e magic, Board - Jogos de tabuleiro como o xadrez e war e o RPG que pode levar a alguns raros jogos físicos onde os combatentes duelam. Pode-se encontrar entre os livros favoritos desse grupo A Arte da Guerra de Sun Tzu.


4) FanNerd (Guardiões)
Foco: Adoração - Comportamento: Altamente Sociável - Ambiente: Templo
O Fan é mais facilmente reconhecível dos nerds, mesmo quando "civil" longe de suas atividades nerds ele quase sempre está com uma camisa, boné ou chaveiro do herói, banda ou filme favorito. Tem réplicas dos personagens cultuados, posters das bandas de rock, camisas e até fantasias dos personagens. Conhece a obra cultuada e acompanha sua evolução. Frequentadores de grandes eventos cosplay e shows musicais, os Fans dividem esses ambientes com os Otaku (que falaremos mais tarde). A diferença básica entre um FanNerd e um Fã comum é o objeto de adoração, nerds não adoram a garota mais bonita ou a banda mais popular, precisa ser uma obra revolucionária. Encontramos nesse grupo fãs de filmes de terror, de escuderias como a Ferrari e personalidades do rock/metal/underground como Ozzy, KISS e Iron Maiden. São subdivisões de FanNerds os Fanbase (Fã de uma obra como Senhor dos Aneis e os Trekkers e Potteretes) e Fan Music (Fã de bandas como Kiss, Iron Maiden e Rolling Stones). Leitores em especial de HQs e revistas como Wizard e Rolling Stones.


5) Retrô (Viajantes do Tempo)
Foco: Conservadorismo - Comportamento: Antisocial - Ambiente: Museu
Também conhecidos por Old, o Retrô é o seguidor de uma tecnologia considerada ultrapassada. Quase sempre incompreendidos, defendem o que houve de bom e inovador na tecnologia de uma época. Disco de Vinil, Jogos da Nintendo, Cinema Alemão Expressionista, Design de Alex Raymond e ATARI são algumas das vertentes defendidas pelos Retrôs. Também é comum o culto a década de 80 como um todo (e não a uma única obra dessa época como no caso dos FanNerds) Embora exista uma forte aliança entre os Retrôs (quase como uma Sociedade Secreta) eles não são muito sociáveis, muitas vezes se tornando até um pouco arrogantes. Você pode encontrar entre a literatura dos Retrôs, livros de arte e design.


6) Boffin (Pesquisadores)
Foco: Ciência - Comportamento: Antisocial - Ambiente: Laboratório
Embora a expressão boffin tenha surgido mais especificamente para cientistas, esse tipo de nerd pode ser apenas um pesquisador ou engenheiro. Tem bom conhecimento em alguma ciência específica ou em quase todas elas e tem a sua raiz no CDF, a diferença básica entre eles é que o CDF tem um conhecimento mais diversificado em todos os ramos que estuda e o Boffin é mais direcionado a ciência. No fundo, o CDF não se importa com o que aprende, ele apenas almeja boas notas já o Boffin estuda apenas o que acha interessante. Quase sempre fã de ficção científica o Boffin pode não ter conhecimento profundo em nem um ramo da ciência mas certamente conhece mais que a maioria dos mortais. Se reúnem em feiras de ciência, estudam mecatrônica e gostam de revistas como a Super Interessante e a Galileu. Assistem Animal Planet, Histrory e Discovery.
O Boffin procura resposta e como nem sempre a ciência pode solucionar tudo, não é incomum a procura delas pelo lado do ocultismo, dês dos tempos mais remotos a arte oculta é considerada uma irmã da ciência e o Boffin pode fazer uso dessa filosofia.



7) Otaku (Samurai)
Foco: Adoração - Comportamento: Sociável - Ambiente: Oriental
Semelhantes aos FanNerds mas com uma diferença básica, o Otaku não adora uma obra, uma banda ou mesmo uma época (como os Retrôs) o Otaku adora uma cultura inteira, quase sempre a japonesa ou ao menos a oriental. Se um nerd gosta de AKIRA e apenas do AKIRA ele é um FanNerd mas se ele gosta de todo animê e mangá que aparecem, ele é um Otaku. Podem fazer cosplay dos personagens orientais e costumam se dar bem com os FanNerds frequentando os mesmos ambientes sem grandes atritos. Eventualmente você encontrará um Otaku dizendo para um FanNerd que o Goku daria uma surra no Superman mas essas discussões não costumam ser violentas.
Por semelhança, pode-se chamar de Otaku os fãs de diversas culturas como a Grega e a Egípcia, é claro que um Otaku Oriental jamais aceitaria essa definição pois até a etimologia da palavra otaku vem do Japão mas a verdade é que eu não me importo com isso. Adoradores de culturas são adoradores de culturas independentes da cultura adorada.


Para entender os nerds usando uma Máquina do Tempo,seria assim: Se existisse uma Máquina do Tempo ela teria sido CRIADA por um BOFFIN e PROGRAMADA por um HACKER. Um RETRO a usaria para viajar para o PASSADO mas ela certamente iria primeiro para o FUTURO pois o primeiro a conseguir uma dessas seria um GEEK. Um FANNERD teria uma RÉPLICA dela em casa bem na frente do poster do BACK TO THE FUTURE e um OTAKU diria que a máquina só funciona pq as peças são JAPONESAS.

Se você é um nerd, certamente se identificou com mais de uma das virtudes descritas. No futuro colocarei um teste que acusará as virtudes mais evidentes em você. Espero que tenha gostado.

Ps.: As ilustrações que serviram de base para as imagens desse post são do ilustrador Scott Johnson. Apenas a imagem de abertura do post é autoria desconhecida.


8 comentários:

  1. Provavelmente eu sou um Boffin/FanNerd mas ainda haverá um teste que determinará isso.

    ResponderExcluir
  2. eu me identifiquei com varias coisas, tem alguma categoria tipo: ecletico ou pseudo-tudo??

    ahauhauhuhauh

    beijo

    ei, po, bora beber?

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma geek pobre, fannerd e retro e isso é só 20%. Vou ter q ver a lista de 56, hehehe.

    ResponderExcluir
  4. Sinto saudades da época em que ser nerd não era modinha u_u
    Agora todo mundo é nerd né?

    ResponderExcluir
  5. EU SOU OTAKU!!! sugoi!!!....
    adorei a materia...

    ResponderExcluir
  6. Bem legal, ^^. Sou um Boffin então.

    ResponderExcluir
  7. Curti a publicação,magoar sei onde eu me encaixo! Kkkk Já descomfiava q eu era Nerd, mas agora, tenho certeza!!! Kkkkkk Uma coisa q não gostei: pq não citam Sherlock Holmes! dado que, para mim! ele seria o NERD mor... Mas te bem.... E pra mim o canal nat ego e a revista National Geographic tb ta nesse meio! agora pq essa insistência da engenharia como exemplo de Nerd? Pq não tb a ciências básicas, Física, Matemática e Química?! ainda sinto que a linda e maravilhosa Quimica está subestimada..... Poxa.... Meus objetos de paixão e minha futura profissão, Quimica, nem são citadas.... Kkkkkkk assim me sinto uma NERD excluída em meio aos NERDS.... Kkkkkkkkk bom,meu sou um pouco de tudo, mas com certeza sou boffin, fannerd, mas no teste deu boffin e geek e um pouco de fannerd, haver e Gamer..... Mas estranhei o retro... Bom, urro coisa antiga, mas BEM mais antiga q a década de 80 do séc. XX.... Curto o Séc. XIX como um todo, desde, tecnologias, moda, cultura, valores, tudo, e mais especificamente a Inglaterra Vitoriana.... Agora acho ess coisa a limitar retro, no teste, a primeira metade do Séc. XX acho sacanagem....kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Bom, Laura, na questão 18 do teste citamos a tabela periódica, tudo bem que poderíamos ter colocado Lavoisier. Talvez fosse mais adequado. Quanto a química, não senti que ela foi desvalorizada, tb sou químico de formação embora não exerça mas está anotado aqui suas observações. É sempre bom ter pontos de vistas para comparara.

    ResponderExcluir