quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dicas: O Advogado do Diabo e a Saga Crepúsculo.


Você que é fã da saga Crepúsculo (Twilight) e está cansado de ouvir piadinhas sobre a sexualidade dos seus vampiros favoritos ou sobre a qualidade duvidosa dos filmes? Está ai cabisbaixo pois seu vampiro brilha como uma fada, não bebe sangue humano e está envergonhando você diante da sociedade vampírica? Seus pobremas se acabaram-se... no post de hoje veremos 10 dicas do que dizer quando criticarem o seus vampiros.

Em primeiro lugar, preciso deixar claro que não discutirei a relevância artística da obra Crepúsculo. Quanto a isso eu tenho apenas a dizer que: Tem seu público. A capacidade desse público de avaliar obras é irrelevante para esse post. O que pretendo fazer é desfazer uma injustiça com a saga Crepúsculo. O filme pode não ser brilhante mas os seus vampiros são (sem trocadilhos maldosos).

Os maiores problemas da saga são: o romance adolescente e o fato dos vampiros brilharem como fadas mas fora isso eles são bem melhores que muitos vampiros que não foram tão criticados como Blade e Selene de Anjos da Noite. Muitos dirão: Mas Crepúsculo não é terror!! Bom.. Blade e Anjos da Noite também não são. Blade é um filme de HQ e Anjos da Noite é um romance pseudogótico.

Vamos aproveitar e comparar o universo vampírico descrito na Saga Crepúsculo com outros filmes menos criticados: Drácula (1992); Blade (1998); Anjos da Noite (2003); Nosferatu (1922) e Entrevista Com O Vampiro (1994)


1) Sociedade Organizada
Os estudiosos garantem que vampiros não existem pois, se existissem e com a taxa de contaminação, em poucas décadas todo mundo seria vampiro. Se isso não aconteceu (supondo que os vampiros existam) é pq alguma coisa impediu. Uma sociedade organizada como a descrita no RPG - A Máscara é a solução mais plausível para esse problema. A Saga Crepúsculo apresenta uma sociedade vampírica organizada alem de um atenuante, os vampiros nem sempre conseguem parar no momento certo para transformar uma pessoa. Vamos ver os filmes que se saíram bem esse quesito:

Crepúsculo (1)
Drácula
Anjos da Noite (1)
Blade (1)
Nosferatu
Entrevista Com O Vampiro


2) Não Apanham de Humanos
Essa eu nem vou explicar muito, a maioria das mitologias aceita que os vampiros se movem de uma forma que os humanos nem conseguem ver, são mais fortes e mais experientes. É ridículo ver vampiros levando soco de humanos e caindo. Na Saga Crepúsculo, os humanos não teriam a menos chance contra os vampiros. Vamos ver os filmes que se saíram bem esse quesito:

Crepúsculo (2)
Drácula (1)
Anjos da Noite (1)
Blade (1)
Nosferatu (1)
Entrevista Com O Vampiro (1)


3) Podem Andar Durante o Dia
Antes de Nosferatu (1922), não havia referencia de vampiros queimando a luz do Sol. Isso foi apenas uma interpretação artística que virou parte da mitologia. Os vampiros são noturnos mas não quer dizer que não possam andar de dia.

Crepúsculo (3)
Drácula (2)
Anjos da Noite (1)
Blade (1)
Nosferatu (1)
Entrevista Com O Vampiro (1)


4) Roupas Normais
Tudo bem que existe sempre uma boa produção nos filmes, figurino e tudo mas não vejo motivo para os vampiros se vestirem como a Selene em Anjos da Noite. A idéia não é parecer normal? Claro que Drácula pode se vestir como um conde, afinal, ele é um conde mas as roupas de couro gótico punk dos vampiros modernos está completamente fora da realidade. Eu té entendo que alguns vampiros se vistam assim como alguns humanos também se vestem mas quando isso passa de 30% dos personagens eu começo a duvidar da visão realista desses vampiros.

Crepúsculo (4)
Drácula (3)
Anjos da Noite (1)
Blade (1)
Nosferatu (2)
Entrevista Com O Vampiro (2)


5) Vampiros Não Nascem
Outra coisa que não vou discutir. Não existe isso de nascer vampiro. A maior parte da mitologia com algum crédito aceita que não se pode nascer vampiro. Os vampiros são criados no momento do ritual que pode variar de mitologia para mitologia mas que consiste basicamente em sobreviver a uma mordida de um vampiro. Uma criatura morta não pode gerar vida. Mais tarde, na mitologia de Crepúsculo, Nasce um vampiro mestiço o que até é aceito em algumas mitologias antigas.

Crepúsculo (5)
Drácula (4)
Anjos da Noite (1)
Blade (1)
Nosferatu (3)
Entrevista Com O Vampiro (3)


6) Resistência Sobrenatural
Muito se escreveu sobre os pontos fracos dos vampiros mas é de se imaginar que criaturas tão poderosas apresentem uma resistência muito superior a dos humanos, afinal, se não fosse assim eles não se arriscariam a pular de prédios ou atravessar portar de madeira se arriscando a levar uma estocada de um pedaço de madeira quebrado. A autora da Saga Crepúsculo solucionou bem isso dando aos seus vampiros uma estrutura bem mais resistente que a humana. Já filmes como Blade e Anjos da Noite, isso não fica muito claro uma vez que podem quebrar mármores com socos e chutes mas podem ser feridos com laminas e tiros. O que seria isso? Uma resistência relativa?

Crepúsculo (6)
Drácula (5)
Anjos da Noite (1)
Blade (1)
Nosferatu (4)
Entrevista Com O Vampiro (3)


7) Não Confraternizam Com Lobisomens
Não existe referencia sobre a relação entre vampiros e lobisomens mas se eles existissem e isso fosse em um mesmo universo eu imagino que não seriam amiguinhos e muito menos namorados. Vampiros são predadores e não membros do Rotary

Crepúsculo (7)
Drácula (6)
Anjos da Noite (1)
Blade (2)
Nosferatu (5)
Entrevista Com O Vampiro (4)


8) Visão Noturna
Outra coisa que não vou discutir. É ridículo ver a Selene acendendo a luz ao entrar em salas escuras. Se querem saber minha opinião sobre isso, leiam o post Umbigo de Adão.

Crepúsculo (8)
Drácula (7)
Anjos da Noite (1)
Blade (3)
Nosferatu (6)
Entrevista Com O Vampiro (5)


9) Poderes Paranormais
Além da força, velocidade e resistência sobre-humanas não é incomum vampiros apresentarem algum tipo de poder paranormal como capacidade de ler mentes, controle da mente e metamorfose. Esses poderes variam de vampiro para vampiro, como disse Lestat em Emtrevista Com O Vampiro: O Presente das trevas é diferente para cada um.

Crepúsculo (9)
Drácula (8)
Anjos da Noite (1)
Blade (3)
Nosferatu (7)
Entrevista Com O Vampiro (6)


10) Não dormem nunca.
Outra boa sacada da autora de Crepúsculo foi a dos vampiros não precisarem dormir. Apesar de não haverem relatos de vampiros com "insônia" e até, pelo contrário, a referencia clara deles precisarem descansar no solo em que foram enterrados, a versão de Stephenie Meyer é bem mais interessante e coerente para criaturas tão poderosas.

Crepúsculo (10)
Drácula (8)
Anjos da Noite (1)
Blade (3)
Nosferatu (7)
Entrevista Com O Vampiro (6)


Agora você já sabe como defender seus vampiros favoritos e a próxima vez que um fã de Selene vier tirar onda com as tuas fadas você já tem 9 coisas em que seus vampiros dão uma lavada na Selene.

3 comentários:

  1. Grande Mercúrio!

    Não vi o filme Crepúsculo e não li os livros, então já de cara não posso falar absolutamente nada a respeito. Tudo o que sei foi o que ouvi de uma amiga super fã que me contou boa parte da história, e, tudo me pareceu uma estória Vampiro A Mascara com nomes trocados (de clãs e disciplinas) para não render processos.

    Sendo assim, tenho pouco a comentar aqui mas mesmo assim darei uns pitacos sem algumas das considerações:

    1 - Concordo que a sociedade organizada é fundamental, mas com relação a Drácula (estou me referindo ao romance e aos filmes, respectivos, Dracula de 1931 e 1992) o caso é que só há o Drácula de vampiro no mundo e as suas crias, logo, acredito que ele pontue no quesito “sociedade organizada” uma vez que suas crias o obedecem e não sabem por ai fazendo todo tipo de merda e matado todo tipo de pessoa.

    4 – Sim, as roupas do Drácula são as da época, só que aristocráticas, que é a sociedade que ele freqüenta. Bem pontuado pois ele realmente se disfarça bem de humano. Também não gosto daquela roupa gótica que sempre aparece em filmes sobre vampiros. Apesar de deixar tudo muito sexy, aquilo o tempo todo é bem surreal, a menos que toda a estória se passasse em um contexto bem específico daqueles “inferninhos góticos” de grandes capitais. Em meio ao pessoal BDSM, e que vive disso. Ou seja, teria que ser muito restrito e com um contexto muito bem estruturado para justificar.

    7 – Em Drácula de 1931 tem um momento célebre onde o grande Bela Lugosi fala: "Listen to them. Children of the night. What music they make." (numa tradução literal do meu péssimo inglês: “Ouça-os. Crianças da noite. Que música eles fazem.”) Para entender o contexto, Drácula, no caso, diz isso com orgulho, mostrando para o visitante em seu castelo a “música das crianças da noite”. Acontece que ele fala isso ao som de uivos de lobos! Bom, em Drácula de Bram Stoker (que creio ser sensato admitirmos que foi onde tudo sobre vampiros começou) não há disparidade entre vampiros e lobisomens. Aliás, fica entendido que o “lobo” ali é uma das formas que o vampiro pode assumir. Depois é que lobisomens começam a ganhar um mito próprio e ganham os cinemas com o filme “Um lobisomem americano em Londres”. Bom, eu só me lembro de ver vampiros e lobisomens se misturando, como criaturas distintas, nos RPG da White Wolf. Até estes RPG´s eu não sei de nenhuma literatura que coloque os vampiros como inimigos de lobisomens, pois até então, pelo que conheço, eram mitos que, ou não se misturavam, ou, como em Drácula, um era parte do outro.

    8 – Isso de vampiro ter que acender luz é o fim mesmo... O fim, do fim! (risos)

    10 – Não sabia desta de “não dormirem” e realmente é uma sacada genial! Que faz bem mais sentido se considerarmos a natureza dos vampiros. Eles não precisam de ar, não precisam de água, por que diabos iriam precisar de dormir?

    No mais, tem muito filme absolutamente ruim sobre vampiros e sem qualquer noção, como aquela pérola da Rainha dos Condenados, então é bem complicado eleger o “pior filme sobre vampiros”. Aliás, falando nisso, um que traz uma interessante abordagem sobre o assunto é o “2019 O Ano da Extinção” que eu achei que ia ser uma bomba mas acabou me surpreendendo positivamente ao dar um outro ponto de vista sobre os vampiros e o mito.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade eu não sou fã da Saga Crepúsculo... acho que é um romance teen e não um bom filme de vampiros mas também não concordo é uma pessoa dizer que tudo em Crepúsculo é ruim e depois dizer que gosta de Anjos da Noite.

    Pessoalmente eu prefiro Anjos da Noite a Crepúsculo mas não posso dizer que os vampiros da saga de Stephenie Meyer não são bem construídos. Melhor construídos que Blade e Selene eles são.

    Quanto a Drácula, o problema é a pouca referência nos filmes... sobre a sociedade eu não pontuei o Drácula pq pela lógica ele não deveria ser único. Uma criatura como ele já poderia ter transformado muitas pessoas e ele não fez isso. Não ficam claros os motivos. Já a parte que você comentou, sobre as criaturas da noite ao som de lobos eu também lembrei mas não sabemos se eram lobisomens... como você falou, podem ser outras criaturas como vampiros transmutados ou apenas lobos controlados por Drácula.

    De qualquer forma eu não creio que Drácula tivesse qq relacionamento afetivo com eles como Selene e o Lican e por isso Drácula pontuou essa. Na verdade.. apenas Anjos da Noite foi reprovado nessa.

    Eu vejo todo tipo de filme de vampro.. tento observar o que os filmes tem de bom. O pior filme de vampiro que vi até hoje foi Drácula 3000. Se passa no futuro em uma nave espacial que transporta o corpo do Drácula. O Diretor disse que se inspirou em Alien - O 8 Passageiro mas esse filme é uma vergonha para o Drácula e para o Alien.

    ResponderExcluir
  3. Não vi este Drácula 3000. Eu também vejo todos que vão aparecendo, o pior até o momento foi o A Rainha dos Condenados.

    O próprio livro do Drácula é pobre em referências, ele faz crer que Drácula seria um tipo de "único vampiro" e fora as "crianças da noite" que realmente não fica claro se são lobisomens ou vampiros na forma de lobos, apenas as três noivas dele são vampiros.

    Também não acho os Anjos da Noite um filme tão legal assim, penso é que só mais um filme muito inspirado no Vampiro A Máscara, e a abordagem gótica dele é bem surreal.

    O problema que vejo é que muitas pessoas tendem a supervalorizar qualquer abordagem gótica como se isso em si fosse condição de qualidade, o que não é.

    Bom, do Crepúsculo em si realmente não vi, tudo que vi foram umas duas cenas, uma achei interessante, quando o vampiro principal aparece para segurar um carro evitando um acidente com a mocinha. E a outra, que achei sem razão foi a dele se incomodando com o cheiro dela numa sala de aulas. O caso é que, se vampiro não tem que respirar não tem sentido algum ele se incomodar com qualquer cheiro! Mas tudo bem, entendo que é para a dramatização do romance e claro, tem coisa bem pior por ai.

    ResponderExcluir