sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Umbigo de Adão - A Herança


Esse assunto não é uma novidade. Na Idade Média já se discutia muito sobre a existência ou não de um umbigo em Adão, como o umbigo é uma cicatriz do cordão umbilical não haveriam motivos para criaturas criadas diretamente por Deus o terem.

Durante toda idade média, diversos artistas representaram o primeiro casal e quase todos os que ficaram conhecidos tinham o umbigo. O Adão e Eva de Albrecht Dürer é um dos mais conhecidos em todo mundo se tornando praticamente um ícone na história da arte. Michelangelo também preferiu representar Adão com a cicatriz bem aparente demonstrando uma posição clara sobre esse assunto e por isso foi muito criticado por teóricos da época.


Não sabemos a real opinião de Michelangelo ou de Dürer sobre esse isso mas para ambos os casos parece clara a decisão a favor da estética e não da lógica. Estamos muito acostumados com corpo humano como ele é e modificações, ainda que sutis podem causar um desvio de atenção indesejado para a obra. Um bom exemplo disso nós temos nos dias de hoje, no comercial das sandálias Havaianas, onde Fernanda Vasconcellos aparece sem umbigo. O tema foi muito discutido na internet, seria um erro de arte-finalização? Uma estratégia de marketing? Pra mim houve um erro sim, na arte-finbalização mas não foi um erro grave. Na propaganda da TV, com maior definição o umbigo é visível mas ficou muito discreto e acabou sumindo nos vídeos de internet. Posso afirmar que na TV o umbigo estava lá e posso afirmar isso por ter visto o comercial no ar, já na internet é preciso de um pouco de boa vontade para encontra-lo em um zoom.



O fato é que a ausência de um umbigo foi logo notada e mesmo que todas as pessoas saibam que a Fernanda Vascosellos é perfeitamente normal a visão modificada da anatomia humana causa desconforto, curiosidade e desvia o foco do comercial. Para evitar esse tipo de efeito indesejado, muitos artistas escolhem modificar levemente a "realidade" para não prejudicarem a compreensão da sua obra.

A Herança do Umbigo de Adão não é apenas literal, no meu ponto de vista isso pode ser observado sempre que um artista, em uma obra, toma uma decisão com base na estética e não nas leis vigentes no nosso universo. Isso pode acontecer por dois motivos: 1) Ele não conhece a verdade. 2) Ele preferiu ignorar a verdade a favor de uma representação mais artística.

Isso acontece não apenas na pintura e escultura mas certamente em todas as manifestações de arte. Sendo um fã de cinema eu decidi separar três casos de "Herança do Umbigo de Adão" nos filmes de hoje.

1) Vampiros que não enxergam no escuro.
Tudo bem, uma vez que vampiros não existem e a sua existência já contraria as leis vigentes no nosso universo, esse erro não parece tão grave mas supondo que você queira fazer um filme com o máximo de realidade possível, é de se esperar que caçadores noturnos enxergue tão bem ou quase tão bem a noite quanto de dia e que usem a escuridão como aliada e não como limitação. Sendo assim, não há motivos que levam um vampiro a usar lanternas ou acender as luzes quando entra em um ambiente escuro como vemos em muitos filmes até bem aceitos como Anjos da Noite (Underworld: Evolution - 2006). O esse não é um erro comum, é provavelmente uma escolha estética para melhor trabalhar a iluminação na cena.

2) Tiros fatais na água.
Essa vemos muito, inclusive em ótimos filmes como O Resgate do Soldado Rian (Saving Private Ryan - 1998) os projeteis cortando a tela em baixo d'água e matando soldados indefesos. A iluminação difusa do sol, as nuances da água, o silencio e o movimento lento e marcado dos projeteis cortando a tela formam uma plástica fascinante mas pouco real. Tiros disparando contra a água raramente penetram mais que 20 cm de profundidade e mesmo com armas de pesado calibre como as .50 usadas por snipers para abater alvos de 400 a 2000 metros de distância, provavelmente não matariam um mosca se ela estivesse a um metro de profundidade. A densidade elevada e a diferença de temperatura espatifam o projetil em centésimos de segundos após ele entrar na água tornando-o ineficiente.

3) Sons no espaço.
É difícil imaginar Star Wars sem os sons dos disparos e sons de explosões nos combates espaciais entre naves, o filme ficaria chato e nem pareceria real. Não se questiona se George Lucas sabia ou não que não há propagação de som sem o ar, isso torna-se irrelevante pois o filme não ficaria bom se fosse feito de outra forma. Mais um caso onde a visão artística se sobressai à provável realidade.

Esses são apenas alguns dos casos que lembrei em quanto escrevia mas quem lembrar de mais, pode comentar.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Geek Que Amamos: Velma Dinkley

"Hum… Acho que finalmente estou começando a entender esse mistério."

Filha de Bruce Dinkley e Agnes Dinkley, essa ninfeta de supostamente 15 anos é uma das geeks mais cobiçadas do universo nerd. Com um rostinho de boa moça e uma saia de moça boa, Velma Eugenia Dinkley é a principal aliada de Fred Jones na solução dos casos mais horripilantes dos desenhos animados.

Velma tem ainda duas irmãs Madelyn e Chloe Dinkley que raramente aparecem nas histórias. Pode-se dizer que ela é muito mais boffin que geek mas não há dúvidas da sua habilidade de operar computadores e os mais avançados aparelhos tecnológicos.


Existe uma discussão sobre a sexualidade de Velma, inicialmente haviam boatos que ela seria lésbica mas posteriormente (2010) ela se mostrou interessada em seu companheiro de aventuras Salsicha, alimentando a idéia que ela é bissexual. Pessoalmente isso pouco importa e essa informação só está aqui porque eu preciso escrever uns quatro parágrafos para poder encaixar as imagens que preparei da Velma. O difícil é escolher imagens da Velma pra colocar aqui.


Nos seus mais de 40 anos de criação, Velma teve diversas versões, muitas delas feitas por fanart e cosplays adotando quase sempre um traço mais provocante. No cinema (interpretada por Linda Cardellini), nossa querida Geek apareceu com um rostinho um pouco mais velho que os 15 anos de idade descritos em sua biografia mas nada que comprometesse o seu carisma e ainda foi possível satisfazer os fãs mais atirados em cenas em que a tradicional blusa laranja com de gola dá lugar a roupas mais decotadas.


Velma é uma das maiores nerds já criadas. Seu conhecimento se estende das ciências exatas ao ocultismo e da história antiga até atualidades podendo inclusive ter uma brilhante carreira na NASA. Velma também possui um apurado senso de lógica e uma dedução quase paranormal, o que quase sempre a ajuda na solução dos casos investigados pela turma do Scooby Doo.


Como sempre, o Sistema Mercuryo de Informação e Comunicação surpreende. Hackeamos o notebook da Velma, desvende os seus arquivos.. ENTRE.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dicas: Como Se Livrar de Um PerSeguidor.

Você já se deparou com uma praga difícil de se livrar? Ratos, baratas, formigas, mosquitos ou perSEGUIDORES. Perseguidor é uma pessoa que gosta mais de você que você gosta dela e quase sempre isso pode ser resolvido de forma simples e rápida. Elas costumam ser muito sensíveis então basta que você demonstre insatisfação com a presença dela dizendo alguma coisa singela como: - Vá à merda e morra!! que os perSEGUIDORES desaparecem.

Caso isso não ocorra eu preparei uma lista com 10 dicas para ajudar a você, meu amigo e minha amiga desesperada a se livrar do seu grude.

Essas 10 dicas são uma homenagem às minhas amigas perseguidas (sem trocadilhos maldosos) Danielle Pimentel e Sarah Huns.. Hans.. Haum?!.. Humm.. minha amiga Sarah. (Sarah de casaquinho camuflado) que sofrem diariamente investidas de perSEGUIDORES.

1) O celular como aliado.
Espere o grude se distrair com alguma coisa e, com a boca levemente aberta, faça:
Vruum, vruum... opa! meu celular.
Atenda e diga ao celular: Um minuto, não estou te ouvindo.
Vira para o grude e diz: Espera só um minuto que já volto. (e é claro que você não volta)
E se o grude estiver no MSN com você? Funciona melhor ainda, coloca status ocupado ou ao celular e não fale mais com ele. E se o grude te ligar? Diga: Eu não estou te ouvindo vou te ligar jajá. (e é claro que você não liga). Repita esses procedimentos até ele entender que você não quer falar com ele.
Também ajuda se toda vez que você encontrar o grude, pedir o celular dele emprestado para fazer uma ligação qualquer.

2) O messenger como aliado.
Escreva pro grude: Não, Marília, não acho que ele seja má pessoa mas não suporto mais esse grude. Me segue em todo lugar que vou, agora mesmo, tá comigo no MSN. Aguarde uns 30 segundos e escreva novamente pra ele: Desculpa Carlos, a última mensagem não era pra você, conversamos um outro dia tá?

3) O golpe financeiro.
Esse é um dos mais eu gosto. Peça dinheiro emprestado ao chato toda vez que encontrar com ele, o valor pode variar mas não pode ser pouco (tipo 25 centavos) e nem muito (mais de 5 reais). Tem que ser um valor que ele sinta falta e não possa dizer que não tem com ele. Quando o grude vier cobrar, finja-se de ofendido e termine a amizade. E se ele se arrepender? Continue pedindo dinheiro emprestado. Se ele não quiser emprestar, finja-se de ofendido novamente e termine a amizade. Se ele decidir te dar o dinheiro e continuar a amizade? Bom, nesse caso, você vai ter uma eterna fonte de renda.

4) Trapaça Kansas City
Se você não sabe o que é a "Trapaça Kansas City" eu sugiro que assista ao filme Xeque-Mate (Lucky Number Slevin - 2006) mas como pode não haver tempo pra isso, vou resumir: A Trapaça Kansas City consiste em criar uma distração para o alvo em quanto você executa o seu plano. Nesse caso, arrume uma namorada pra ele, o ideal é uma pessoa bem chata, afinal, já que você vai ter esse trabalho, é bom que se divirta um pouco também mas se você está desesperada, pode ser qualquer pessoa, vale até pagar uma garota de programa pra dar em cima dele. O importante é se livrar do grude.

5) O inimigo do meu inimigo, é meu amigo.
Simples assim, procure uma pessoa que o grude detesta e que não seja tão chata quanto ele e torne-se amiga dessa pessoa. Fique sempre perto dela e quando o grude entrar no MSN pra falar com você, coloque os dois no mesmo chat. É claro que se a escolha não for bem feita você pode trocar seis por meia dúzia ou até piorar a situação. Saiba escolher bem o candidato.

Se até agora nada funcionou você vai precisar sujar sua linda reputação ou até as próprias mãos pra resolver isso. Desse ponto em diante não há inocentes, prossiga por sua conta e risco.

6) Usando a psicose ou o demônio como aliados.
Conte ao grude que você está ouvindo vozes e que as vozes pedem pra você fazer coisas ruins, muito ruins, com pessoas próximas a você. Ajuda muito se no meio de uma conversa normal você falar em outros idiomas ou sair correndo pelos corredores e gritando: Não, não vou mata-lo, vá embora. É claro que isso terá consequências na sua reputação mas se chegou até aqui, talvez o esse grude valha a pena.

7) A máfia como aliada.
Passe a usar boné e óculos escuros. Quando o grude comentar o look novo, diga que você deve dinheiro a máfia e que eles juraram te matar e matar quem estiver com você. Para ficar mais convincente, compre um SIM Card novo para o seu celular (hoje em dia isso é bem barato) e passe o número pra ele dizendo que é seu novo celular pois o antigo pode ser rastreado e diga que se ele ligar e você não atender, para ele não se preocupar. Você tá evitando telefones. Diga que , para o bem dele, você vai se afastar. Caso ele flagre você em um happy hour com outros amigos, melhor ainda. Diga que só ele é importante e que se os outros morrerem em uma explosão criminosa não farão falta.

8) A doença como aliada.
Essa é velha, quem nunca usou a doença como desculpa pra alguma coisa? Mas nesse caso você vai ter que ser mais radical, lembre-se que ele não é a sua mãe pra cair em qualquer dor de cabeça e mesmo que caia, você não quer o grude vindo te visitar. Diga que você está em quarentena e que não pode vê-lo, se ele insistir, espirre nele. Vá pra escola ou trabalho sempre usando luvas, roupas longas e um lenço no rosto. Caso ele insista em saber o que é diga que os médicos ainda estão pesquisando... na NASA.
Obs.: Contaminação por radiação também funciona bem.

9) Cão de Briga
Contrate um lutador de MMA, diga ao grude que o armário é seu namorado e que é muito ciumento. Depois, oriente o lutador pra que: Toda vez que o grude se aproxime de você em menos de 3 metros, ele entrar quebrando. Repita o processo até que o grude se afaste ou esteja inconsciente para manifestar qualquer afeição por você.
Caso você seja homem e o grude mulher, procure uma lutadora de jiu jitso que também funcionará bem.

10) Contrate um mágico.
Se tudo mais falhou, contrate um "mágico". Um profissional em fazer pessoas desaparecerem. Eu recomendo o Chacal ou o Agente 47 mas se você não tiver muita grana pra chamar alguém de fora, o Vela de Libra, em Pernambuco pode sair mais em conta e com ele você ainda pode pedir com requintes de crueldade.


Se você seguiu as dicas da número 6 em diante a sua alma já está comprometida mas se nada disso adiantou pode ser que o grude tenha corpo fechado, afinal, sobreviver ao Chacal não é das tarefas mais fáceis. Existe ainda, uma dica que não está não lista por ser o último dos últimos recursos. Uma coisa que eu não faria se eu fosse você mas minha missão é informar das possibilidades. Se você não tem problemas com lugares quentes e quiser reservar uma estadia bem longa no Reino de Hades há ainda o pacto com o capeta, não tenho maiores informações sobre isso mas toda cidade tem lugares que você pode recorrer, casas de macumba, vodu ou mesmo a OAB podem te orientar melhor.

Boa sorte e como diria o General Romano Maximus Decimus Meridius, ao meu sinal, mostrem a eles o Inferno.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Que tipo de Nerd Você é?

Como acreditamos que o nerd não se limita apenas um tipo específico, o teste nerd tem o objetivo de mostrar quais virtudes nerd mais se destacam em cada pessoa. A avaliação desse teste exige atenção e é um pouco mais complexa que a maioria dos testes de internet mas se vc está preocupado com isso, não tenho boas notícias para você: Provavelmente você não é um nerd.

Mecânica do Teste:
1) Escolha apenas uma resposta para cada pergunta.
2) Quando duas respostas representarem parcialmente ou totalmente a sua forma de pensar, escolha a que melhor representa o seu pensamento.
3) Cada resposta pode pontuar em nenhuma, em uma ou em duas virtudes nerd.
4) Prepare uma lista com as virtudes GEEK, HACKER, GAMER, FANNERD, RETRO, BOFFIN e OTAKU e após terminar o teste confira o gabarito marcando os pontos devidos para cada virtude.
5) A virtude mais pontuada é sua principal virtude nerd, as menos pontuadas são traços dessas virtude.


Teste

1) Qual a sua relação com o seu aparelho de celular?
a) Gosto de colocar músicas e gosto dos jogos.
b) Procuro os mais avançados e gosto de colocar gadgets.
c) Monto, desmonto e posso fazer ligações pra todo mundo de graça.
d) Sei fazer ligações e passar SMS.

2) Nas horas de lazer você gosta de:
a) Jogar video game ou se reunir com os amigos para jogar alguma coisa.
b) Ficar na internet, no chat, blogs e sites diversos.
c) Ler e vistar exposições de arte.
d) Ir ao cinema ou a bares temáticos.

3) Em uma festa a fantasia, você tenta ir de:
a) Personagem do cinema ou de HQ.
b) Personagem de mangá ou animê.
c) Vai de aparelho como o iPode, iPhone ou de computador.
d) Vou de qq coisa o importante é ir.

4) Ouvindo a rádio, você sentiu saudade de uma música de um artista que você gosta.
a) Vou procurar um CD ou vinil com essa música na loja aqui do lado.
b) Vou baixar da internet e escutar no micro.
c) Vou baixar da internet e ouvir no celular ou iPod.
d) Impossível! Eu tenho toda discografia de quem gosto.

5) Na sua opinião, Kobayashi Maru é:
a) Teste dirigidos aos futuros capitães de naves estelares em Star Trek.
b) Nome do golpe principal do Goku onde toda energia é canalizada para o punho.
c) Não sei mas posso descobrir em 30 segundos usando o google.
d) Não tenho idéia e nem estou interessado.

6) O(a) vendedor(a) da loja é bonito(a) e super simpático(a) com você:
a) Você fica interessado(a) e levanta a vida dele(a) na internet pelo crachá.
b) Você cria coragem e chama pra um bar temático Anos 50 depois do trabalho.
c) Você quase nem a nota, está ocupado(a) com seu projeto acadêmico.
d) Você fica interessado(a) mas lamenta ela(e) não ser oriental.

7) Quanto ao teorema de Pitágoras, você pode dizer que:
a) Sei de cabeça e já usei no dia a dia.
b) De pi... quem?
c) Ainda lembro do enunciado mas nunca vi muita utilidade pra ele.
d) Pitágoras não foi um dos caras que o Kratos matou de pancada?

8) Sobre as bombas atômicas Japão, o seu comentário mais provável é:
a) Uma covardia dos Americanos, não gosto nem de imaginar.
b) Foi legal mas seria mais interessante com a presença do Comediante e do Dr Manhatta.
c) Foi em Hiroshima e Nagasaki, né?
d) A Fat Man que destruiu nagasaki era mais poderosa, 25 quilotons contra apenas 15 quilotons da Little Boy que devastou hiroshima.

9) A plataforma para jogos que vc mais gosta é?
a) Meu computador.
b) Nintendo.
c) Não gosto de video game.
d) PS3 e XBOX 360.

10) Um amigo pede a sugestão para um bar temático. A sua sugestão mais provável é:
a) Um bar country ou de funk.
b) Um bar com pouca iluminação e mesas de sinuca, pinball e fliperama.
c) Um bar anos 30, estilo Chicago.
d) Um bar de karaokê.

11) Que opção define melhor o seu gosto por personagens da ficção.
a) Espectral, Rin-Tin-Tin, Fantasma (Phantom), Betty Boop e Flash Gordon.
b) Hulk, Dexter (do Laboratório), Homem de Ferro, Batman e Caça Fantasmas.
c) Barbie, Chico Bento, Pernalonga, Meninas Super Poderosas e Shrek.
d) Akira, Mokona, Shiryu de Dragão, Naruto e Lucy (de Elfen Lied).

12) Qual trabalho tem mais a tua cara?
a) UCT - Unidade Contra Terrorismo como Analista Senior de Sistmas.
b) Sony Computer Entertainment como programador e projetista de jogos.
c) NASA divisão de projetos e pesquisa.
d) Bradesco como um dos diretores.

13) Ao encontrar assunto interessante que você não conhece, qual a sua postura mais provável?
a) Não se importa.
b) Pesquisa na wikipéia e nos sites que encontrar para ter uma idéia do que se trata.
c) Pesquisa em todos os meios possíveis da internet a livros vendo opiniões diferentes.
d) Faz uma pesquisa nos sites diversos e joga o assunto nos chats para observa o que sai.

14) Quando possível, como você se veste ou gosta de se vestir?
a) Roupas largas e claras, tenis, cabelo comprido (as vezes pintado) e alguns botons na mochila.
b) Jeans com camisas escuras, pouco largas as vezes com botão e óculos (se usar) colorido.
c) Roupas da moda.
d) Bermuda, tenis e camisas largas e coloridas.

15) Quanto aos filmes você pode dizer que:
a) Tenho muitos no meu HD.
b) Tenho DVDs originais e alguns piratas.
c) Tenho uns 2 ou 3, quase sempre empresto de alguém pra ver.
d) Tenho DVDs, VHS e Filmes em Rolo.

16) Quanto ao meu computador eu posso afirmar que:
a) Não é uma máquina, é uma poderosa estação de trabalho e comunicação.
b) Tenho um computador de ultima geração que se conecta com todos os meus aparelhos.
c) Tenho um micro que uso as vezes pra trabalhar ou ver e-mails.
d) Tenho um micro com boa placa de video que uso principalmente pra ver e-mails e jogar.

17) Se você tivesse dinheiro para produzir um filme, qual das letras descreve melhor o que você faria?
a) Faria um filme do Kratos, com muita CG.
b) Faria um romance ou uma comédia romântica.
c) Faria um Final Fantasy digno.
d) Faria um filme sobre o acidente nuclear em Chernobyl.

18) Na parede do seu quarto há?
a) Cartaz de filme, atores, cantores ou bandas que gosto.
b) Tabela periódica dos elementos químicos e foto do Einstein ou Plank.
c) Fotos P&B minhas, quadros cubistas ou expressionistas e réplicas dos estudos de Da Vinci.
d) Inscrições japonesas, cartazes de anime, manga, quadros com haiku e espadas samurai.


Gabarito & Pontuação:
Cada quadrado vermelho equivale 1 ponto na virtude nerd equivalente pela tabela.



Confira a pontuação em cada Virtude Nerd.
0 Sem traços nerd.
1-2 Leve tendência nerd.
3-4 Traços nerd.
5-9 Nerd.


Exemplo de resultado:

A minha pontuação foi:
Geek - 2 pontos
Hacher - 1 ponto
Gamer - 5 pontos
FanNerd - 6 pontos
Retrô - 2 pontos
Boffin - 4 pontos
Otaku - 0 pontos

Pelo teste eu sou um FanNerd/Gamer com traços Boffin e uma leve tendência Geek/Retrô/Hacker

Deixe sua resposta ;)


Para Saber mais sobre as virtudes nerd, leia o post As Sete Virtudes NERD.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

As Sete Virtudes NERD

Classificar os nerds em tipos distintos é tentar simplificar uma coisa tão complexa quanto determinar a família do Hidrogênio ou a posição exata e velocidade de um elétron específico. Acredito que um nerd é uma criatura (humana ou não) que apresenta um conjunto de virtudes específica em maior ou menor grau mas de quantificação relevante.

Classificar um nerd como geek ou como gamer é como classificar uma pessoa apenas como preguiçosa ou gulosa, embora um ou outro pecado capital possa ser mais acentuado em nossa personalidade o mais provável é que tenhamos um pouco de cada um dos pecados e assim é um nerd.

Geek é um nerd tecnológico mas nada o impede de ser fã de quadrinhos ou de gostar de Mário (pra quem perguntou: - Que Mário? É um game do século passado que em nada representa o que temos hoje como tecnologia de ponta).

Existem diversos tipos de nerd, o ilustrador Scott Johnson fez uma série de desenhos chamados The 56 Geeks Project que apresenta (como o nome já diz) 56 tipos de geeks (nerds para alguns). Há quem diga que nerds são ultrapassados e que agora o que existem são geeks. Outros estudiosos (nerds) dizem quem geeks são um tipo de nerd.

Para tentar definir esse empasse e com a humildade que só um nerd teria eu reuni sete características que chamei de Sete Virtudes Nerd e que acabam englobando todo tipo de nerd existente. Como costuma ser, na ciência, esse estudo não é absoluto ou definitivo mas apenas uma tentativa de entender melhor o funcionamento desse universo.




As Virtudes NERDs


1) Geek (Desbravadores)
Foco: Tecnologia - Comportamento: Sociável - Ambiente: High-Tech
Apaixonado por tecnologia, alguns até sabem um pouco de programação mas o interesse desse tipo de nerd é a parte funcional dos equipamentos. Fanáticos pela Apple e seus derivados, estão sempre com os últimos tipos de celular, smartphone, pen drive, equipamentos touch screen, 3D e outros gadgets (físicos e virtuais) que deixariam o Batman e o James Bond com inveja. Quase sempre vivem em grupos convivendo com outros Geeks ou até mesmo outros grupos nerds embora muitas vezes os Geeks sejam chamados de pseudo-nerds pois são populares e bem relacionados frequentando festas e baladas. São mais adeptos de revistas e blogs e estão sempre em busca de lançamentos que envolvam tecnologia de ponta.


2) Hacker (Piratas)
Foco: Tecnologia - Comportamento: Antissocial - Ambiente: Firewall
Diferente do Geek, o Hacker não se contenta em apenas possuir e usar os equipamentos eletrônicos mas ele não sossega em quanto não desmonta, modifica e remonta tudo que encontra. Os novatos são adeptos do Linux (e sistemas operacionais derivados) mas os mestres vivem no mundo virtual muito além desses sistemas e estão para os sistemas operacionais tal que o Neo está para a Matrix. Conhecem um pouco de eletrônica e muito de programação. Existem os que perdem toda noção de legalidade e são chamados de Cracker. Não é incomum os Hackers e os Crackers travam embates virtuais.
Os Hackers preferem ficar em casa e evitam encontros físicos com outros Hackers mas estão sempre on-line e se encontram facilmente no cyberespaço. Pode-se encontrar entre os livros favoritos desse grupo livros sobre programação, linguagem e eletrônica mas a maioria prefere e-books.


3) Gamers (Combatentes)
Foco: Jogos - Comportamento: Altamente Sociável - Ambiente: Gameroom
Muitas vezes confundido com o Geek o Gamer quase sempre vive no mesmo ambiente do Geek com a diferença que o Gamer só se importa com a tecnologia de jogos, novos recursos e plataformas. Normalmente o Gamer é super sociável e até depende de outras pessoas sejam como aliados ou inimigos afinal, o maior prazer um jogador é vencer um adversário. Embora esteja em evidência o Gamer de plataformas, um bom Gamer joga qualquer coisa, jogos de tabuleiro, cartas, RPG, jogos de celular e qualquer competição (não física) que você possa imaginar. Os Gamers quase sempre tem hábitos noturnos já que os jogos on-line ou de mesa são tradicionalmente a noite, por comodidade ou motivos técnicos. São subdivisões do Gamer: o Card - Jogos de carta como poker e magic, Board - Jogos de tabuleiro como o xadrez e war e o RPG que pode levar a alguns raros jogos físicos onde os combatentes duelam. Pode-se encontrar entre os livros favoritos desse grupo A Arte da Guerra de Sun Tzu.


4) FanNerd (Guardiões)
Foco: Adoração - Comportamento: Altamente Sociável - Ambiente: Templo
O Fan é mais facilmente reconhecível dos nerds, mesmo quando "civil" longe de suas atividades nerds ele quase sempre está com uma camisa, boné ou chaveiro do herói, banda ou filme favorito. Tem réplicas dos personagens cultuados, posters das bandas de rock, camisas e até fantasias dos personagens. Conhece a obra cultuada e acompanha sua evolução. Frequentadores de grandes eventos cosplay e shows musicais, os Fans dividem esses ambientes com os Otaku (que falaremos mais tarde). A diferença básica entre um FanNerd e um Fã comum é o objeto de adoração, nerds não adoram a garota mais bonita ou a banda mais popular, precisa ser uma obra revolucionária. Encontramos nesse grupo fãs de filmes de terror, de escuderias como a Ferrari e personalidades do rock/metal/underground como Ozzy, KISS e Iron Maiden. São subdivisões de FanNerds os Fanbase (Fã de uma obra como Senhor dos Aneis e os Trekkers e Potteretes) e Fan Music (Fã de bandas como Kiss, Iron Maiden e Rolling Stones). Leitores em especial de HQs e revistas como Wizard e Rolling Stones.


5) Retrô (Viajantes do Tempo)
Foco: Conservadorismo - Comportamento: Antisocial - Ambiente: Museu
Também conhecidos por Old, o Retrô é o seguidor de uma tecnologia considerada ultrapassada. Quase sempre incompreendidos, defendem o que houve de bom e inovador na tecnologia de uma época. Disco de Vinil, Jogos da Nintendo, Cinema Alemão Expressionista, Design de Alex Raymond e ATARI são algumas das vertentes defendidas pelos Retrôs. Também é comum o culto a década de 80 como um todo (e não a uma única obra dessa época como no caso dos FanNerds) Embora exista uma forte aliança entre os Retrôs (quase como uma Sociedade Secreta) eles não são muito sociáveis, muitas vezes se tornando até um pouco arrogantes. Você pode encontrar entre a literatura dos Retrôs, livros de arte e design.


6) Boffin (Pesquisadores)
Foco: Ciência - Comportamento: Antisocial - Ambiente: Laboratório
Embora a expressão boffin tenha surgido mais especificamente para cientistas, esse tipo de nerd pode ser apenas um pesquisador ou engenheiro. Tem bom conhecimento em alguma ciência específica ou em quase todas elas e tem a sua raiz no CDF, a diferença básica entre eles é que o CDF tem um conhecimento mais diversificado em todos os ramos que estuda e o Boffin é mais direcionado a ciência. No fundo, o CDF não se importa com o que aprende, ele apenas almeja boas notas já o Boffin estuda apenas o que acha interessante. Quase sempre fã de ficção científica o Boffin pode não ter conhecimento profundo em nem um ramo da ciência mas certamente conhece mais que a maioria dos mortais. Se reúnem em feiras de ciência, estudam mecatrônica e gostam de revistas como a Super Interessante e a Galileu. Assistem Animal Planet, Histrory e Discovery.
O Boffin procura resposta e como nem sempre a ciência pode solucionar tudo, não é incomum a procura delas pelo lado do ocultismo, dês dos tempos mais remotos a arte oculta é considerada uma irmã da ciência e o Boffin pode fazer uso dessa filosofia.



7) Otaku (Samurai)
Foco: Adoração - Comportamento: Sociável - Ambiente: Oriental
Semelhantes aos FanNerds mas com uma diferença básica, o Otaku não adora uma obra, uma banda ou mesmo uma época (como os Retrôs) o Otaku adora uma cultura inteira, quase sempre a japonesa ou ao menos a oriental. Se um nerd gosta de AKIRA e apenas do AKIRA ele é um FanNerd mas se ele gosta de todo animê e mangá que aparecem, ele é um Otaku. Podem fazer cosplay dos personagens orientais e costumam se dar bem com os FanNerds frequentando os mesmos ambientes sem grandes atritos. Eventualmente você encontrará um Otaku dizendo para um FanNerd que o Goku daria uma surra no Superman mas essas discussões não costumam ser violentas.
Por semelhança, pode-se chamar de Otaku os fãs de diversas culturas como a Grega e a Egípcia, é claro que um Otaku Oriental jamais aceitaria essa definição pois até a etimologia da palavra otaku vem do Japão mas a verdade é que eu não me importo com isso. Adoradores de culturas são adoradores de culturas independentes da cultura adorada.


Para entender os nerds usando uma Máquina do Tempo,seria assim: Se existisse uma Máquina do Tempo ela teria sido CRIADA por um BOFFIN e PROGRAMADA por um HACKER. Um RETRO a usaria para viajar para o PASSADO mas ela certamente iria primeiro para o FUTURO pois o primeiro a conseguir uma dessas seria um GEEK. Um FANNERD teria uma RÉPLICA dela em casa bem na frente do poster do BACK TO THE FUTURE e um OTAKU diria que a máquina só funciona pq as peças são JAPONESAS.

Se você é um nerd, certamente se identificou com mais de uma das virtudes descritas. No futuro colocarei um teste que acusará as virtudes mais evidentes em você. Espero que tenha gostado.

Ps.: As ilustrações que serviram de base para as imagens desse post são do ilustrador Scott Johnson. Apenas a imagem de abertura do post é autoria desconhecida.